Ôrí

Documentário,
Brasil/SP,
1989,
93'
Classificação indicativa: Livre
Sinopse

Sobre um panorama de um documento – história sobre os Movimentos Negros no Brasil (anos 70/80), ÔRÍ conta a história de uma mulher Beatriz Nascimento, historiadora e militante, que busca sua identidade através da pesquisa da história dos “Quilombos” como estabelecimentos guerreiros e de resistência cultural, da África do século XV ao Brasil do século XX. Esta pesquisa revela a História dos povos bantus na América e seu herói civilizador Zumbi dos Palmares.

Trailer
Ficha técnica

Direção Geral e Produção: Raquel Gerber

Roteiro e Direção de Pesquisas: Raquel Gerber

Narrações: Beatriz Nascimento

Música original: Naná Vasconcelos

Arranjos e execução: Naná Vasconcelos e Teese Gohl

Produção Executiva: Ignácio Gerber

Montagem e Edição: Renato Neiva Moreira

Assistência e Montagem adicional: Cristina Amaral

Direção de Fotografia: Hermano Penna

Fotografia e Câmera: Jorge Bodanzky, Pedro Farkas, Raquel Gerber, Waldemar Tomas, Adrian Cooper, Chico Botelho, Cláudio Kahns, Hermano Penna

Som Direto: Francisco Carneiro, Lia Camargo, Walter Rogério

Produção: Angra Filmes e Fundação do Cinema Brasileiro

Direção

Cineasta e documentarista brasileira renomada por explorar temáticas sociais, culturais e políticas, especialmente relacionadas à identidade afro-brasileira e às lutas sociais. Em sua obra memorável, “Ôrí”, aborda a identidade negra no Brasil e na diáspora africana, destacando a ancestralidade e a resistência cultural. Conhecida por seu estilo sensível e profundo, Gerber contribui significativamente para o cinema documental brasileiro e discussões sobre raça, identidades e culturas.

Compartilhe

18 jul - 20:30
CineSesc - Sessão de abertura