Sambizanga

Drama,
Angola/França,
1972,
96'
Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse

Em 1961, início da guerra de independência de Angola, Domingos Xavier, um revolucionário preso por militares portugueses, é levado para a prisão em Sambizanga. Sua esposa, Maria, procura-o, temendo que possa estar sendo torturado ou mesmo que tenha sido morto.

Trailer
Ficha técnica

Direção: Sarah Maldoror 

Edição: Georges Klotz 

Direção de fotografia: Claude Agostini

Elenco: Elisa Andrade, Domingos De Oliveira, Jean M’Vondo, Adelino Nelumba, Benoît Moutsila, Tala Ngongo, Lopes Rodrigues, Henriette Meya, Manuel Videira

Curiosidades

Restaurado pela Cineteca di Bologna e pelo The Film Foundation’s World Cinema Project no L’Image Retrouvée (Paris) a partir dos negativos originais de 35 mm, em associação com a Éditions René Chateau e a família de Sarah Maldoror. Financiamento fornecido pela Hobson/Lucas Family Foundation. Essa restauração faz parte do African Film Heritage Project, uma iniciativa criada pelo World Cinema Project da The Film Foundation, pela FEPACI e pela UNESCO – em colaboração com a Cineteca di Bologna – para ajudar a localizar, restaurar e divulgar o cinema africano.

Direção

É considerada a primeira mulher negra a fazer cinema na África nos anos 1960. Seu longa-metragem mais conhecido, “Sambizanga” (1972), adapta a obra do escritor Luandino Vieira sobre a guerra de independência de Angola.

Compartilhe

22/07
CineSesc
20:00