6ª edição

18 - Jul a 04 - Ago

São Paulo
+ online

Escolha o idioma

Debate Sessão de Curtas

A sexta sessão se articula em torno de uma crítica à colonialidade, ao trazer filmes que, destacando territórios, disputas e resistências, valorizam tradições indígenas tardiamente protagonizadas por mulheres, endereçam ao norte global o ônus pela exploração ambiental e possibilitam pensar as contemporâneas lutas por terra e moradia encabeçadas por grupos minorizados como uma questão histórica no país. “Rami Rami Kirani” (Lira Mawapai HuniKuin e Luciana Tira HuniKuin, 2024) retrata as transformações e o poder da ayahuasca através das mulheres Huni Kuin. “Entenda o processo colonial em 5 minutos” (Ana Julia Travia, 2019) propõe uma aula simbólica e impactante sobre o colonialismo e imperialismo nas Américas e em África. “Estamos todos aqui” (Chica Andrade e Rafael Mellim, 2017) conta a história de Rosa, uma adolescente trans que luta por seu lugar em uma favela ameaçada pela expansão portuária. E, por fim, o performático “Pe Ataju Jumali/Hot Air” (“Ar Quente”) (Unides contra a Colonização: Muitos Olhos, Um Só Coração, 2023) convida à justiça ambiental através das ações dos povos originários.

Data e hora

23/07 - 20:00

Local

CINESESC

Debate com Lira Mawapãi Huni Kuin, Luciana HuniKuin, Ana Julia Travia, Chica Andrade, Rafael Mellim e Juma Pariri

Geni Nuñez

Ativista indígena Guarani, escritora e psicóloga. É pesquisadora de Pós Doutorado no Instituto de Estudos Avançados da USP, doutora e mestre em Psicologia Social (UFSC). É membro da CDH do Conselho Federal de Psicologia e da Articulação Brasileira de Indígenas Psicólogos/as. É co-assistente da Comissão Guarani Yvyrupa. É autora dos livros “Descolonizando afetos: experimentações sobre outras formas de amar” (Planeta, 2023) e  “Jaxy Jatere, o saci Guarani” (Harper Collins, 2023).

Foto por: Alberto Cerri

Foto por: Divulgação Cia Pé no Mundo

Mediação

Mariana Queen Nwabasili

Jornalista e pesquisadora, doutoranda e mestra em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Mestra em Curadoria Cinematográfica pela Elías Querejeta Zine Eskola, na Espanha. Participou da 10ª edição do Critics Academy do Festival de Cinema de Locarno, em 2021. Pesquisa autorias, representações e recepções cinematográficas vinculadas a raça, gênero, classe, colonialismo e (de)colonialidade, sobretudo no cinema brasileiro.