Sobre o festival
O Cabíria Festival é uma iniciativa em prol da igualdade de gênero e diversidade no audiovisual. Desde 2015, na articulação de uma Rede de Talentos Femininos, iniciou como um Prêmio de Roteiro dedicado às histórias com autoria e protagonismo feminino.
A partir de 2019, assume o formato de festival agregando temas provocativos e multigeracionais, com obras e projetos de todo Brasil que, através de um evento anual, promove gratuitamente: Mostra de filmes de cineastas mulheres e da comunidade LGBTQIA+; Intercâmbios; Encontros profissionais e de formação; Laboratório de projetos; e Prêmio de roteiros.
Em 2023, sistematiza seu ecossistema de ações e lança a Cabíria Rede de Talentos, um portal de portfólios das roteiristas premiadas e contempladas nos laboratórios das edições pregressas, que soma mais de 200 inscritas, vocacionado para se tornar um elo de articulação junto a outras redes, com foco em oportunidades de expansão profissional, empregabilidade e visibilidade de autoras mulheres e seus conteúdos originais.
Ficha técnica
Realização
Laranjeiras Filmes
Sesc
Correalização
Ipê Rosa Produções
Apoio Institucional
Café com Angu Filmes
Direção Geral e Produção Executiva
Vânia Matos
Idealização Cabíria Prêmio de Roteiro
Co-idealização Cabíria Festival Audiovisual
Marília Nogueira
EQUIPE FESTIVAL
Assistência de Produção Executiva e Controller
Luana Fraga
Curadoria
Letícia Santinon
Mariana Queen Nwabasili
Assistência de Curadoria e Programação
Nathali de Deus
CABÍRIA PRÊMIO DE ROTEIRO
Coordenação
Vânia Matos
Assistência de Coordenação
Maria Clara Portela
Júri
Daiane Rosário
Helena Klang
Lillah Halla
Maria Angela de Jesus
Yolanda Barroso
Curadoria de Roteiros
Bea Morbach
Bruna Karyne
Fernanda Chicolet
Júlia Cazarré
Lidica Ferreira
Luiza Quental
Raquel Terto
Susan Kalik
CABÍRIA LAB
Coordenação
Vanessa Fort
Assistência de Coordenação
Maria Clara Portela
Curadoria de Projetos
Longa Ficção
Alice Stamato
Bárbara Bárcia
Bruna Paixão
Gabriela Liuzzi Dalmasso
Lúcia Tupiassú
Rafaela Camelo
SESC – SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO
Administração Regional no Estado de São Paulo
PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL
Abram Szajman
DIRETOR DO DEPARTAMENTO REGIONAL
Luiz Deoclécio Massaro Galina
SUPERINTENDENTES
Técnico-Social
Rosana Paulo da Cunha
Comunicação Social
Ricardo Gentil de Oliveira
Administração
Jackson Andrade de Matos
Assessoria Técnica e de Planejamento
Marta Raquel Colabone
ENCONTROS DE FORMAÇÃO
Curadoria e Coordenação
Vanessa Fort
Assistência de Coordenação e Produção
Maria Clara Portela
Produção e Logística
Valéria Pankará
Estagiária
Tay Nascimento
COMUNICAÇÃO
Coordenação de Comunicação e Redes Sociais
Mirah Ateliê de Ideias
Juliana Santos
Paula K.
Assistente de Comunicação e Credenciamento
Victoria Marques
Estagiária
Flavia Rosa
Identidade Visual e Projeto Gráfico
Myla Lopes
Designer
Aline Maria
Videografismo
Veruscka Girio | Astronauta Mecanico
Edição de vídeos – Redes Sociais
Amanda Souza | Mani Web Design
Assessoria de Imprensa
Agência Febre
Kátia Carneiro
Jessica Riquena
Website
Informatiza
Val Hidalgo
Caroline Biagi
Nina Rosa Sá
GERENTES
Ação Cultural Érika Mourão Trindade Dutra Artes Gráficas Rogério Ianelli Centro de Produção Audiovisual Wagner Palazzi Perez Difusão e Promoção Lígia Morelli Estudos e Desenvolvimento João Paulo Leite Guadanucci Sesc Digital Fernando Amodeo Tuacek CineSesc Simone Yunes
EQUIPE SESC
Adriana Moniz Pimenta, Aline Ribenboim, André Coelho Mendes Queiroz, Cecília de Nichile, Danilo Cava, Desiane Pereira da Silva, Graziela Marcheti, Humberto Mota, Jane Eyre, Jefferson De Almeida Santanielo, João Cotrim, Jose Goncalves da Silva Junior, Karina Camargo Leal, Kelly Cecilia Teixeira Ferrari,Lourdes Teixeira Benedan, Marina Reis, Moara Zahra Iak, Regina Salete Gambini, Rodrigo Gerace, Silvia Hirao, Silvio Basilio, Solange dos Santos Alves Nascimento.
Histórico
Entre 2019 e 2024, o festival articulou um ecossistema de ações: Mostra de filmes de cineastas mulheres e da comunidade LGBTQIA+; Intercâmbio internacional; Encontros com cineastas; Atividades profissionais e formativas; Laboratório de projetos; Premiação de roteiros; e Rede afirmativa de talentos.
A partir de um viés interseccional, o recorte curatorial das edições provocou temas e conteúdos de um audiovisual multigeracional, plural em formatos e linguagens, com obras e projetos de todo Brasil.
Ao longo da sua trajetória, o Cabíria Festival consolidou-se como uma ação afirmativa em prol da igualdade de gênero e da promoção da diversidade na cadeia produtiva do audiovisual. Foram celebradas 06 cineastas brasileiras; exibidas 197 obras; realizadas 60 atividades formativas; 58 projetos selecionados para o Cabíria LAB; e 42 roteiros contemplados no Prêmio Cabíria; além do portal da Cabíria Rede de Talentos, que reúne portfólios de mais de 200 autoras.
O Cabíria Festival encerra suas atividades em 2024, mas o seu legado se mantém vivo!
Em seis edições o evento promoveu grandes encontros entre cineastas, roteiristas e público de todo o Brasil, e sua realização foi possível graças a uma rede muito especial de pessoas entusiastas e das parcerias: Sesc; Spcine; Telecine; MUBI; Embaixada da França no Brasil; Goethe Institut Rio de Janeiro; Projeto Paradiso; Globo; ESPM; Café com Angu Filmes; Instituto Alana; Video Camp; ABRA; Instituto Dona de Si; Mais Mulheres; LATC; Travessia; Cardume; Filmicca; Hysteria; Selo ELAS; Elo Studios; Cinemateca do MAM; CCSP; Cinemateca Brasileira; CineSesc; Spcine Play; Canal Curta!; Canal Brasil; Revista Piauí; Imprensa Mahon; Agência Febre; Rima Gráfica; Astronauta Mecânico; Maquinário Narrativo, Tertúlia Narrativa; FRAPA; Rota Festival; Serie LAB; Etc Filmes; Final Draft; Coverfly.